Elimine profissionais de segurança ineficazes para manter suas equipes de segurança protegidas e engajadas de maneira produtiva
Recentemente, fui apresentado a alguém profissionalmente por um contato mútuo. Marcamos um telefonema inicial para discutir algumas coisas e pareceu correr muito bem. Depois disso, ao trocar algumas mensagens de texto sobre tópicos de segurança, de repente, a pessoa começou a responder de forma muito curta e abrupta. Depois disso, a pessoa parou totalmente de responder.
Embora essa interação tenha sido estranha, não é inédita ou desconhecida. Suponho que muitos de nós já experimentamos algo assim, tanto pessoal quanto profissionalmente, no passado. Em minha experiência, esse tipo de comportamento é um entre vários indicadores diferentes de que a pessoa pode não ser um profissional de segurança eficaz.
Nesse sentido, gostaria de oferecer cinco dicas sobre como identificar os sinais de um profissional de segurança ineficaz que pode prejudicar seu programa de segurança:
● Territorialidade: sem falha, todos os melhores profissionais de segurança com quem trabalhei ao longo da minha carreira atuaram em equipes. Eles entendem que o que é melhor para o indivíduo e o que é melhor para a equipe de segurança não estão necessariamente em conflito um com o outro. Em outras palavras, é possível progredir na carreira agindo inteiramente de boa fé e no melhor interesse da organização de segurança. Por outro lado, alguns dos profissionais de segurança mais ineficazes com quem trabalhei são extremamente territoriais. Infelizmente, eles costumam ver o que a equipe precisa e o que seria bom para os outros como algo contrário aos seus próprios interesses. Como resultado, eles se tornam extremamente territoriais, afastando qualquer um que chegue perto demais do que eles veem como seu. Se você observar esse tipo de comportamento, pode ser um sinal de que a pessoa que o está exibindo não é um profissional de segurança eficaz.
● Falta de resposta: faça uma pergunta, obtenha uma resposta. Compartilhe um documento, obtenha feedback, comentários e contribuições. Solicite informações, receba. Ou, pelo menos, é assim que deve funcionar. Nos casos em que a capacidade de resposta é dispersa, atrasada, evasiva ou totalmente inexistente, isso é uma bandeira vermelha. Frequentemente, a falta de responsividade é um sinal de que a pessoa por trás dela está retendo informações, tentando controlar a narrativa ou tentando esconder algo. Seja qual for o motivo, é um sinal de que essa pessoa é uma má notícia. Certamente não é o tipo de pessoa com quem queremos trabalhar.
● Inconsistências: uma das minhas citações favoritas de Mark Twain é “Se você disser a verdade, não precisa se lembrar de nada”. Como isso é verdade. Quando as pessoas começam a contar histórias diferentes para pessoas diferentes, comportando-se de maneira diferente em relação a grupos diferentes ou compartilhando informações diferentes com públicos diferentes, isso geralmente os atinge. Em algum ponto, as pessoas podem começar a perceber que as histórias simplesmente não batem. Talvez eles não pareçam plausíveis. Talvez eles contradigam algo ouvido em outro lugar ou visto por escrito. Talvez eles mudem e evoluam com o tempo. Seja qual for a pista, as inconsistências são uma bandeira vermelha alarmante. Na maioria das vezes, elas nos sinalizam que devemos ser muito cautelosos com a pessoa de quem estão vindo.
● Politicagem: Todos nós já encontramos pessoas que passam mais tempo se aproximando de pessoas que consideram importantes para promover sua agenda do que realmente trabalhando. Embora um pouco de socialização seja necessária em quase todos os ambientes profissionais, quando chega ao nível de politicagem excessiva, é um sinal de alerta. Os verdadeiros profissionais podem deixar que seu trabalho de alta qualidade fale por si. Para aqueles cujo trabalho não está no nível exigido, muitas vezes recorrem à politicagem como meio de promover seus próprios interesses. Se você observar esse tipo de atividade, tome isso como uma dica de que a pessoa que a está realizando provavelmente é bem diferente da maneira como ela se apresenta.
● Conversa rápida: Todos nós conhecemos pessoas que são falantes em nossas vidas. Você sabe que existem as pessoas que usam muitas palavras grandes e sofisticadas, mas quando tentamos juntar o significado dessas palavras, não chegamos a lugar nenhum. Além disso, pessoas que são falantes costumam ser leves na ação real. Ser falante é um sinal de que a pessoa que está fazendo isso está cheia de conversa fiada e não está realmente à altura da tarefa em questão. Seja cauteloso com pessoas que são falantes, seu programa de segurança ficará melhor com isso.
Infelizmente, há profissionais de segurança que não são particularmente eficazes como profissionais. Dito isto, existem sinais que podem nos ajudar a identificá-los, ser cautelosos com eles e contorná-los em nossos respectivos ambientes de trabalho. Isso pode nos ajudar a manter nossas equipes de segurança protegidas e engajadas de maneira produtiva.
Este artigo é uma tradução de: https://www.securityweek.com/how-spot-ineffective-security-practitioner (Autor: Joshua Goldfarb)